quinta-feira, novembro 24, 2011

Trabalho, Alienação e Emancipação: A Educacação em Mészáros

     Por Aquiles Melo 
 
   Aproveitamos esse espaço para divulgar a dissertação de Caio Sgarb Antunes, intitulada Trabalho, Alienação e Emancipação: A Educacação em Mészáros (ou aqui) e apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Seu trabalho versa sobre a concepção da Educação em Mészáros a partir de três obras deste autor.

Segundo afirma,

"[...] se a plenitude humana coincide com a atividade vital do ser humano, ao ser desta separado, pelo trabalho alienado, do ser humano é ontologicamente retirada a possibilidade de uma existência humana, sendo a ele, por isso, imposta uma existência cada vez mais alienada, cada vez mais reificada, cada vez mais desumana."




Confiram o resumo da dissertação:


   O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a), A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.

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