segunda-feira, novembro 21, 2011

Luiz Gonzaga Belluzzo e a Ontologia do Ser Social de Lukács

Compartilho interessante texto do Professor de Economia da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo que será tema de palestra a se realizar no dia 23/11/2011, ás 14:00 horas no auditório do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas: Capitulo IV O Capital como Ontologia do Ser Social.


Novo relatório do grupo Research on Money and Finance analisa crise da Zona do Euro


     Acaba de sair mais um número dos relatórios do  RMF – RESEARCH ON MONEY AND FINANCE  sobre a crise na Europa. Ligado ao Departamento de Economia da Escola de Estudos Orientais e Africanos (School of Oriental and African Studies) da Universidade de Londres, este grupo congrega uma rede de pesquisadores que estudam e analisam as transformações do sistema monetário e financeiro mundial.
    


    Formado principalmente por marxistas como Costas Lapavitsas, Paulo L dos Santos , Diego Guerrero, Makoto Itoh, Juan Pablo Paincera, além de outros importantes pesquisadores, esse grupo contraria o mainstream financial economics e objetiva contribuir com idéias que possam transformar o sistema monetário e financeiro internacional a favor da classe trabalhadora. Seu princípio orientador é que a provisão pública e coletiva deve dar lugar ao mau funcionamento dos mecanismos privados e individuais de dinheiro e finanças. Sem medo de errar, dentro da economia política marxista, esse grupo possui os estudos mais aprofundados da área, trazendo sempre novidades em teoria econômica, economia política internacional e macroeconomia marxista. Disponibilizarei posteriormente vários artigos desse grupo na nossa parte de publicações. Aguardem.  

     O primeiro relatório de Março de 2010 intitula-se EUROZONE CRISIS: BEGGAR THYSELF AND THY NEIGHBOUR e trata das causas da crise da Zona do Euro, bem como de políticas alternativas.

     No segundo relatório de Setembro de 2010 e intitulado The Eurozone Between Austerity and Default os teóricos aprofundam as análises da crise da Zona do Euro.

    No terceiro e mais recente relatório, Novembro de 2011, os autores já trabalham com uma análise propositiva para a saída da crise atual. Com título sugestivo: Breaking Up? A Route Out of the Eurozone Crisis esse relatório aponta alternativas a serem adotadas pelos países em crise que contrariam a lógica ortodoxa da economia. Para essa saída, necessário seria: “adotar um amplo programa econômico e social, incluindo controles e redistribuição de capitais, uma política industrial, e uma profunda reestruturação do Estado. O objetivo seria alterar o equilíbrio de poder em favor do trabalho, ao mesmo tempo colocando o país no caminho do crescimento sustentável e baixo desemprego. Não menos importante, a independência nacional  também seria protegida.