segunda-feira, outubro 31, 2011

O Intempestivo... Um blog de Economia, Política e de Esquerda!


Intempestivo... Que vem em tempo inconveniente; Inoportuno; Inopinado...

O pensamento de esquerda, desde o colapso da economia socialista, vem convivendo com o estigma do inoportuno, do anacrônico, do intempestivo. O cenário econômico contemporâneo coloca novamente na ordem do dia todo um discurso que durante anos fizeram questão de emudecer, mas que agora, não mais conseguindo silenciá-lo, brada e ecoa por todos os cantos do planeta na forma de um intenso NÃO a toda essa ordem econômica estabelecida.

A recente crise econômica, que hoje abala o centro financeiro mundial, é o símbolo máximo da falência deste sistema. No entanto, este não cairá por si só. A construção de uma alternativa viável perpassa todo um complexo conjunto de estruturas que somente nós, enquanto atores sociais, temos condições de planejar, articular e executar.

No cenário nacional vivemos um momento de euforia. A inflexão à esquerda dos Governos Lula-Dilma dá sinais de uma recuperação do crescimento econômico sob uma lógica contrária à tese da eficiência dos mercados, bem como a de seu autocontrole. Agora o Estado assume um papel protagonista no desenvolvimento econômico e social. Contudo, esse papel vem sendo desempenhado sem um objetivo finalístico, qual seja, a implantação de uma sociedade socialista. Mesmo com os avanços alcançados, esse governo encontra-se estagnado no que concerne às reformas necessárias para a implantação desse novo projeto.

A proposta de O Intempestivo é justamente trazer em um momento “inconveniente, inoportuno” uma discussão há algum tempo adormecida e reunir o que há de mais avançado no pensamento de esquerda, de forma a que esse possa ganhar a concretude necessária para uma práxis transformadora, e romper o pragmatismo de gabinete instalado em muitos governos de esquerda que, por uma série de motivos, vem se desviando de suas bases e de seus compromissos históricos.

Iremos trabalhar com opiniões, análises de conjuntura nacional e internacional, divulgação de eventos e artigos científicos, bem como notícias envolvendo o mundo da Economia e Política, sempre numa perspectiva de esquerda.

Tudo isso porque acreditamos que a atualidade do pensamento de esquerda deve sempre ser demonstrada não somente através de suas profundas e ricas análises críticas que, muitas vezes, não conseguem alcançar uma dimensão prática ou através da redução a um praticismo revolucionário que fragmenta o debate e não consegue articular dialeticamente a unidade da diversidade. Reconstruir a dialética entre esses dois momentos é imperativo!

Convidamos tod@s a fazerem parte deste espaço de construção e discussão! Afinal, como já dizia o velho barbudo: “Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar.

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!