PUBLICAÇÕES

        Aqui disponibilizamos um acervo composto por teses, dissertações, artigos e resultados de pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, tratando de assuntos diversos no âmbito da economia e política nacional e internacional. Aproveitamos esse espaço para divulgação das pesquisas e dos trabalhos de nossos leitores, servindo também como um canal de troca de informações. O link para download do artigo segue ao final de sua descrição. Sejam Bem Vindos!

2) Postamos agora um material fundamental para qualquer pesquisador que trate sobre a Previdência Social hoje. Trata-se da tese de doutorado da Profa. Denise Lobato Gentil, Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com o título "A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira – Análise financeira do período 1990–2005" a professora, em uma análise densa e aprofundada, aponta a relação da política liberal-ortodoxa com a forma de gestão dos recursos da Seguridade Social, chegando a apresentar farsa do suposto déficit da previdência.

Profa. Denise Lobato Gentil
Profa. e Pesquisadora do IE da UFRJ


1) O primeiro post das publicações é dedicado ao grande amigo Tomás Rotta, aluno do PhD em Economia da University of Massachusetts (at Amherst). Mestre em Economia pela FEA-USP. Ex-bolsista FAPESP. Graduação em Administração de Empresas pela FEA-USP. 


Sua dissertação é uma grande contribuição para a teoria do dinheiro em Marx. Com o título de: “Dinheiro Inconversível, Derivativos Financeiros e Capital Fictício: A Moderna Lógica das Formas", Tomás revisa tanto Marx como vários outros marxistas na busca por uma teoria do dinheiro que consiga responder aos desafios da economia monetária internacional contemporânea.

Tomás, além de grande amigo, inspirou bastante a criação deste blog. Visitem seu site Marx21 e conheçam mais desse grande marxista.