terça-feira, julho 24, 2012

Mangabeira Unger no Roda Viva

Interessante entrevista com Mangabeira Unger. Importante notar é que, enquanto a direita e até mesmo o que ele chama de esquerda propõe soluções e alternativas para nosso país, a "verdadeira esquerda" se cala no aguardo se os próximos passos do governo terão resultados positivos (PT), ou então recaem no denuncismo e na crítica estéril que não propõem qualquer alternativa, senão sonhos. (PSOL)


Roda Viva recebeu, no dia 16 de julho de 2012, o filósofo, jurista e ex-ministro de Assuntos Estratégicos do governo Lula Roberto Mangabeira Unger, que falou sobre política – nacional e internacional. Roberto Mangabeira Unger foi professor do presidente americano Barack Obama, na Universidade de Harvard (EUA), onde é professor titular. Recentemente, o jurista divulgou um vídeo defendendo a derrota de seu ex-aluno nas próximas eleições presidenciais do país. Sua posição contrária ao governo Lula também foi assunto em pauta. Unger afirmou, em artigo no jornal Folha de S. Paulo (2005), que esse era o governo mais corrupto da história. Depois disso, ele foi nomeado para o cargo de ministro. No Roda Viva, ele afirmou: “Eu reconheço que temos um problema estrutural de corrupção no Brasil, mas esse problema tem soluções e passam pelo financiamento de campanhas e pela reforma de processo orçamentário”.

Mangabeira se filiou a alguns partidos ao longo de sua carreira, dentre eles o PDS, o PDT e o PMDB, porém ele afirma que ninguém pode estar satisfeito com o movimento partidário brasileiro. “O sistema partidário nunca se recuperou da ditadura militar”. Dentre todos pelos quais passou, o professou diz que vê o PMDB como “um grande espaço aberto”.
O professor também fez crítica ao sistema educacional do Brasil, concluindo que o principal a se fazer é modificar o ensino e seu foco. Ele defende a capacitação do povo brasileiro, mas com uma gestão descentralizada, propondo cidadãos pensantes. “Investir no ensino analítico para substituir o ‘decoreba’ de hoje”, essa é a proposta de Mangabeira.
Em entrevista, o professor defendeu um novo modelo de política, de educação e até de economia, entretanto mostrou aprovação ao governo Dilma Rousseff. “Eu tenho grande esperança, grande confiança, na presidenta Dilma”.
Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva contou, para esta edição, com uma bancada formada por Ronaldo Porto Macedo Júnior (procurador de Justiça no estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da USP e da Escola de Direito da FGV-SP [Fundação Getúlio Vargas]); Sergio Leo (repórter especial e colunista do jornal Valor Econômico); Conrado Corsalette (editor-adjunto de política do jornal O Estado de São Paulo); Vladimir Safatle (professor do departamento de Filosofia e do Instituto de Psicologia da USP); Carla Jimenez (editora de economia da revista Isto É Dinheiro). O Roda Viva também teve a participação do cartunista Paulo Caruso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário