quinta-feira, novembro 10, 2011

A prorrogação da DRU e os impactos na Previdência Social


Por Aquiles Melo

“Diante dessa avalanche de avaliações sombrias massificadas pela mídia, não é de se estranhar que pessoas comuns, políticos e até pessoas respeitáveis do meio acadêmico acreditem que é preciso, urgentemente, fazer a reforma da previdência para resolver um problema financeiro gravíssimo. O déficit, no entanto, não existe.


Sempre que a grande mídia se propõe a apresentar os problemas mais graves no Brasil a questão do “déficit” da previdência aparece como um dos mais lembrados. Segundo o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o déficit da previdência em 2010 fechou em 93 bilhões de reais, sendo a maior parte dele (51 bilhões) devido à aposentadoria dos servidores públicos.

Junto a essa notícia, assistimos à aprovação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), mecanismo criado no governo Itamar Franco que permite o governo utilizar livremente 20% da arrecadação de todos os tributos, mesmo os que tiverem vinculação obrigatória pela Constituição.

A pergunta que fazemos é: Existe alguma relação entre a DRU e o suposto “déficit” da previdência? A quem interessa prorrogar a DRU?