quinta-feira, julho 05, 2012

Entrevista de Chico de Oliveira no Roda Viva

O professor emérito da USP Chico de Oliveira falou de política, economia mundial e eleições no Brasil no centro do programa Roda Viva no dia 2 de julho de 2012. Um dos fundadores do PT, Chico de Oliveira abandonou o partido em 2003. Fez parte do grupo de dissidentes que ajudou a criar o PSOL, com o qual também viria a romper. Autor de diversos livros, foi premiado com um Jabuti em 2004, pela obra Crítica a Razão Dualista – O Ornitorrinco. Para o professor, “O ornitorrinco é um fracasso de Darwin” e por isso pode ser comparado ao Brasil, que alcançou a modernidade, porém ainda vive em atraso – “uma necessidade de como o país foi formado”. Contextualizando o Brasil no cenário mundial, o professor traçou uma interessante análise da situação atual do nosso país e dos possíveis rumos nos anos a frente. Veja aqui esta excelente entrevista na íntegra.





Minhas observações: Chico, nesta entrevista, deixou muitas pistas e questionamentos, alguns podem até gerar uma tese, rsrsrs.


1) Qual o papel da esquerda na contemporaneidade? É, como afirma, o Estado de Bem Estar? É domar o capital? 
2) Já que o PSOL não é uma opção, segundo afirma, o que poderia ser essa opção? Qual o equívoco do PSOL? O que deveria ser feito por um partido de esquerda?
3) Até que ponto a influência da "alma" do brasileiro pode determinar o avanço ou retrocesso do capital no Brasil? 
4) Qual o verdadeiro papel do sindicalismo na formação da esquerda no Brasil?
5) Qual papel exerce Lula no desenvolvimento da esquerda brasileira? Poderíamos afirmar, como Chico afirma, que o governo Lula não trouxe avanços? 
6) Até que ponto alianças e apoio devem ser ou não aceitos (essa pergunta fiz ao Milton Temer no twitter e ainda não tive uma resposta satisfatória)


Então camaradas, ao debate!